Correio Popular Notícia



Campanha de vacinação contra HPV supera metas do Ministério da Saúde em Seringueiras

Data da notícia: 22/03/2014
Foto:

(Da Redação) A partir deste ano, a vacina que previne contra o câncer de colo de útero passou a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos em todo o território Nacional. A Campanha Nacional de combate ao HPV teve inicio no dia 10 de março.
A campanha no município de Seringueiras foi coordenada pela enfermeira Tésia Karol Cavalcante que não mediu esforços para que a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde fosse atingida no município. Durante todo o período do dia 10 a 17 de março foram vacinadas meninas de 11 a 13 em todas as escolas municipais e estaduais do município em parceria com a Secretaria de Educação.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140322-141.jpg[/IMG] O prefeito Armando Bernardo parabenizou a coordenadora da campanha por meio da Secretaria de Saúde com apoio da Secretaria de Educação que com todo o empenho e dedicação, juntamente com sua equipe, conseguiu totalizar 83,68% dos adolescentes do município, superando a meta do Ministério da Saúde que era de 80%.
Tésia Karol informou ainda que a Campanha não parou e continua no hospital municipal local, pois aquelas meninas que não foram vacinados ainda, podem comparecer para serem vacinadas. A vacina contra HPV é distribuída através do SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.
Em 2015, a vacina será ofertada também para meninas de 9 e 10 anos. Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em dois meses e a terceira, em seis. Será feito um cadastro com nome, endereço e telefone das meninas imunizadas para que o Ministério da Saúde tenha controle de que todas as doses serão aplicadas.
EFICÁCIA - A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. ?Vacina contra o HPV é medida preventiva, não substituiu a realização de exames periódicos e o uso de preservativo nas relações?, alerta a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues.
Tésia disse estar muito feliz pelo apoio dado por parte do Prefeito Armando Bernardo da Silva, da secretária de Saúde Dalvina Dutra, da secretária de Educação Loridane, assim como todos os diretores das escolas municipais estaduais e a equipe de ACSs e das salas de vacinas por todo apoio e serviços prestados. Com informações de Cristiano Lira ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 11035 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.